Bem vindos ao blog do CONATES: A Conferência da Sustentabilidade!!!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

FADERS realiza jornada em Rio Grande e Pelotas para fomentar o Compromisso pela Inclusão da Pessoa com Deficiência - AGENDA SOCIAL

 

FADERS realiza jornada em Rio Grande e Pelotas para fomentar o Compromisso pela Inclusão da Pessoa com Deficiência - AGENDA SOCIAL


Da esquerda para direita: Márcia Pereira, Andréa Asti Severo, Carmen Elisabeth Marques Dias e Leonardo Martins Cardoso, posicionados no gabinete da secretaria municipal de cidadania de Pelotas29/09/2010
Juntamente com os representantes do município de São José do Norte, a coordenação técnica executiva do Comitê Gestor Estadual esteve cumprindo agenda nos municípios de Rio Grande e Pelotas de 21 a 24 de setembro do corrente ano. Esta assessoria foi realizada pelas assessoras técnicas da Faders Andrea Asti Severo e Vera Lucia Negrini.

No município de Rio Grande a reunião ocorreu no Sobrado dos Azulejos com a participação do Prefeito Municipal Fabio de Oliveira Branco, das secretarias da Cidadania e Assistência Social, da Educação e Saúde, do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais, da Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande e da Escola José Álvares de Azevedo – Centro de Educação para Deficientes Visuais.

O município possui o “Programa Rio Grande Integrado” e criou o Comitê de Gestão Social pelo decreto nº 10.461 de outubro de 2009, o qual prima pela rede de Inclusão e Desenvolvimento Harmônico e Sustentável a partir do Eixo Social. Em decorrência deste programa visualizamos o trabalho em rede instituído no município, o que favorece a inclusão da pessoa com deficiência.

O principal destaque desta reunião, na qual participaram representantes Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social, foi à interlocução e o compromisso do Prefeito Municipal Fabio de Oliveira Branco, que manifestou-se com muita propriedade sobre a inclusão das pessoas com deficiência no município de Rio Grande, concretizado neste dia pela assinatura do Compromisso pela Inclusão da Pessoa com Deficiência - AGENDA SOCIAL. Os representantes do município, além de acolhedores e hospitaleiros, revelaram-se importantes articuladores de políticas públicas.

Em decorrência dessa articulação, conhecemos o trabalho realizado da APAE, da Escola José Álvares de Azevedo – Centro de Educação para Deficientes Visuais e da Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi para educação de autistas e outros transtornos do desenvolvimento.

No município de Pelotas a agenda foi na secretaria municipal de cidadania com a secretária Carmen Elisabeth Marques Dias, o secretário adjunto Leonardo Martins Cardoso e a Sra. Márcia Pereira, coordenadora do serviço de apoio a pessoa com deficiência, coordenadora do Programa Estruturante Emancipar: todo mundo é cidadão e vice presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, com a finalidade de conhecer a política para as pessoas com deficiência daquela localidade e expor o Compromisso de Inclusão da Pessoa com Deficiência – AGENDA SOCIAL com vistas à articulação junto à gestão municipal.

Neste município, o Conselho Municipal de Direitos e o Conselho Estadual de direitos da Pessoa com Deficiência já tem alicerçada política de articulação.

Tanto a secretária, quanto à conselheira, informaram que já protocolaram, no gabinete do prefeito Adolfo Antônio Fetter Júnior, a carta de intenção para aderir o Compromisso pela Inclusão da Pessoa com Deficiência – AGENDA SOCIAL e estão aguardando sua manifestação.


Fonte: Comitê Gestor Estadual/Faders
http://www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br/portal/index.php?id=noticias&cod=1183

Nenhum comentário: