Bem vindos ao blog do CONATES: A Conferência da Sustentabilidade!!!

sábado, 3 de novembro de 2012

Guarujá : Fortaleza da Barra Grande será reaberta para turismo cultural



GUARUJÁ - Por decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN - a Fortaleza da Barra Grande, situada na comunidade de Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá, será agora mantida e administrada pela Prefeitura local. A edificação histórica, que data de 1584, há 20 anos estava sob os cuidados da Universidade Católica de Santos.

A transferência de responsabilidade foi tomada após consenso entre o IPHAN, a Administração Municipal e a própria universidade. A ideia do Município é fazer com que o local volte a ser frequentado por turistas e população em geral, fato que deve ocorrer já a partir do próximo sábado (25). Os interessados devem agendar a visita pelo telefone 3384-6194.

Desejo antigo - Segundo a Prefeitura, a transferência da posse da Fortaleza era uma reivindicação dos próprios moradores de Santa Cruz, que não entendiam o motivo de um monumento histórico da Cidade estar em poder de uma instituição de outro município. Toda a documentação necessária para o processo foi assinada há cerca de 10 dias. 

Para o coordenador de presença política de Guarujá, Averaldo Menezes de Almeida - um dos articuladores da transferência - com a medida, a comunidade só tem a ganhar em termos de cultura. "Lá teremos educação e espaço ecológicos. Também vamos fazer trilhas onde serão identificadas as árvores do caminho, para os que quiserem subir o morro possam apreciar a biodiversidade da flora", adiantou Menezes.

Benefícios - Não apenas os moradores de Santa Cruz dos Navegantes e do Góes devem ser beneficiados, mas toda a população de Guarujá, pois ganhará mais uma opção de turismo cultural. Novos empregos serão criados e a expectativa é que o comércio local possa se beneficiar.

Caberá à Diretoria de Planejamento de Turismo de Guarujá manter esse trabalho. Para tanto, já existem diversos projetos só esperando a reabertura do monumento. "Teremos artesanatos, teatros e musicais infantis, cantina para os visitantes e, mensalmente, missas e batizados. A capela do Forte não recebe missas há mais de 300 anos, então, vamos reativá-la para a população", diz  Silvia Regina Cabral, titular do setor.

Piratas - Monumento histórico-militar dos mais importantes do Estado de São Paulo, a Fortaleza da Barra Grande começou a ser construída em 1584, um ano após Santos ser atacada por piratas ingleses. Em 1590, um novo ataque perfurou o bloqueio feito no forte. Depois disso, a Fortaleza evitou uma tentativa de reabastecimento de barcos holandeses (1615), e uma tentativa de assalto de piratas franceses (1710).

Além de servir como proteção à invasão de navegações inimigas, as instalações da Fortaleza também foram utilizadas como presídio político. Com a construção do Forte de Itaipu, em Praia Grande, perdeu importância estratégica e, posteriormente, foi desativada.

http://www.santaportal.com.br/822-Noticias/Fortaleza-da-Barra-Grande-sera-reaberta-para-turismo-cultural 

 Tags: meio ambiente, educação ambiental, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, CONATES, turismo sustentável, Jorge Manzoni, estratégias de manejo, indicadores de sustentabilidade, Rio Grande, ecoturismo, agroecologia, ecologia, gestão ambiental, agroecossistema, Guarujá, turismo de base comunitária, Barra Grande

Nenhum comentário: