Bem vindos ao blog do CONATES: A Conferência da Sustentabilidade!!!

sábado, 3 de novembro de 2012

GUARUJÁ : Prefeitura passa a administrar Fortaleza da Barra Grande e reabre ao público



A Fortaleza da Barra Grande, situada na comunidade de Santa Cruz dos Navegantes, agora está sob a responsabilidade de Guarujá. A decisão de passar a fortaleza, que estava sob os cuidados da Universidade Católica de Santos (Unisantos) há 20 anos, à Cidade foi tomada após consenso entre membros do Instituto Histórico do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), da Unisantos e da própria Prefeitura de Guarujá.

A transferência definitiva para o Município foi feita no último dia 11 de agosto, após a assinatura dos documentos. A Prefeitura fechou o local por 15 dias para uma série de ações, como limpeza e reforma, com o objetivo de tornar o local propício à visitação de turistas de todo o Brasil.

Para a Prefeitura, não apenas os moradores de Santa Cruz dos Navegantes e do Góes serão beneficiados, mas toda a população de Guarujá, pois ganhará mais uma opção de turismo cultural.

A transferência da posse da Fortaleza à Prefeitura era uma reivindicação dos próprios moradores de Santa Cruz, que não entendiam o motivo de um monumento histórico da Cidade estar em poder de uma universidade de Santos. Agora, a população local só tem o que comemorar, pois novos empregos serão criados. A expectativa é que o comércio local possa lucrar ainda mais quando a Fortaleza for aberta à visitação pública, o que deve ocorrer na próxima sexta-feira (25).

A Fortaleza da Barra Grande abrirá para o público a partir deste sábado (25). As visitas deverão ser agendadas previamente pelo email turismo.fortalezadabarragrande@guaruja.sp.gov.br ou pelo telefone 3384-6194. A visitação será de terça a domingo, das 10 às 16 horas.

http://www.guarujaweb.com.br/noticias-do-guaruja/prefeitura-passa-a-administrar-fortaleza-da-barra-grande-e-reabre-ao-publico-a-partir-deste-sabado-25/

 Tags: meio ambiente, educação ambiental, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, CONATES, turismo sustentável, Jorge Manzoni, estratégias de manejo, indicadores de sustentabilidade, Rio Grande, ecoturismo, agroecologia, ecologia, gestão ambiental, agroecossistema, Guarujá, turismo de base comunitária, Barra Grande

Nenhum comentário: